LAIS oferece bolsa em projeto de combate à sífilis

O Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), lançou edital de seleção de bolsistas que atuarão como apoiadores de pesquisa e intervenção no Projeto Integração Inteligente Aplicada ao Fortalecimento da Rede de Resposta Rápida à Sífilis, do Ministério da Saúde. São 52 vagas para cadastro reserva distribuídas em municípios das cinco regiões do país. As inscrições gratuitas acontecem de 24 a 31 de janeiro.

A prevenção da transmissão da sífilis é uma prioridade do Ministério da Saúde alinhada com orientações da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), para atingir a taxa de incidência de sífilis congênita menor ou igual a 0,5 caso por mil nascidos vivos. A taxa de incidência da doença de forma congênita e as taxas de detecção de sífilis em gestante por mil nascidos vivos aumentaram cerca de três vezes entre 2010 e 2016.

O Ministério da Saúde promoverá ações conjuntas, integradas e colaborativas entre as áreas de vigilância e atenção em saúde no território, que serão compartilhadas de forma interfederativa em quatro categorias de cooperação: vigilância; gestão e governança; cuidado integral; e educação e comunicação.

Entre os requisitos para participação no processo seletivo, está a formação em qualquer área do conhecimento, pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) que será considerada para efeito classificatório, experiência prática de pelo menos dois anos no Sistema Único de Saúde, disponibilidade para atuar 30 horas semanais e residir na região de saúde onde o projeto será executado.

O apoiador da pesquisa receberá R$ 4 mil por mês. O auxílio não configura vínculo empregatício com a UFRN ou com o Ministério da Saúde. As inscrições são pelo site. Mais informações no edital ou pelo e-mail projetosifilis@lais.huol.ufrn.br.