SEMINÁRIO: A SAÚDE COLETIVA NA UFRN: trajetórias possíveis

O Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFRN, em articulação e parceria com um conjunto de unidades acadêmicas, realizará no dia 26 de outubro de 2017, por ocasião da CIENTEC 2017, o SEMINÁRIO SOBRE SAÚDE COLETIVA NA UFRN: trajetórias possíveis, que visa discutir e fortalecer a produção da saúde coletiva enquanto campo de saber e práticas no âmbito da UFRN, bem como refletir sobre a agenda de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa e extensão.

A Saúde Coletiva enquanto área de conhecimento, compartilha dos princípios da saúde como processo social, da participação democrática e da ampliação dos direitos dos cidadãos, cujos princípios também inspiram a Reforma Sanitária e o Sistema Único de Saúde brasileiro.

Este Seminário ocorrerá em um momento histórico conjuntural de muitas ameaças e de retirada de nossas conquistas constitucionais no campo da educação e da saúde, e de outras políticas públicas, sendo um momento importante de reflexão, aprendizado e troca de experiências, onde serão apontadas estratégias para construção de uma agenda comum de cooperação institucional e sobre novas possibilidades de formatos institucionais para essa área, visando o fortalecimento da Saúde Coletiva no âmbito da UFRN.

As inscrições serão destinadas a 140 participantes, entre professores, pesquisadores, alunos e funcionários da UFRN, que para participar devem fazer a  inscrição através do SIGAA (extensão).

Veja a seguir, a PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

LOCAL: Auditório do Departamento de Educação Física

DATA: 26/10/2017 – Horário: 8h às 17h.

INSCRIÇÕES: www.sigaa.ufrn.br > Menu Extensão

OBJETIVO

Discutir a Saúde Coletiva como campo de saber e de práticas na UFRN e refletir sobre a agenda de ensino (graduação e pós-graduação), pesquisa, extensão e propostas de cooperação em projetos conjuntos, bem como novas possibilidades de formatos institucionais para a organização e fortalecimento da área.

METODOLOGIA

O encontro contemplará momentos de reflexão sobre os saberes e as práticas do campo, sob a forma de Conferência, Painel, Mesa Redonda e Debate, além de momentos para formulação de proposições para a articulação das ações no campo da saúde coletiva na UFRN.

PROGRAMAÇÃO

Atividade virtual pré-encontro: levantamento de informações sobre ensino, pesquisa e extensão nas Unidades Acadêmicas da UFRN.

8h30 - Abertura

8h45às 9h30 – A Saúde Coletiva como campo de saberes e práticas.

Conferência – Prof. Maurício Campelo de Macedo

Coordenação - Prof. Paulo Rocha - Chefe em exercício do DSC

9h45- Síntese do levantamento sobre ensino, pesquisa e extensão em Saúde |Coletiva na UFRN

10h30 às10h45 - Intervalo

Painel - 10h45 às 12h30 – O Ensino da Saúde Coletiva na UFRN

Expositores:

Estudante Nathany Ferreira Moutinho - Curso de Gestão de SSS;

Prof. Antônio Medeiros Júnior – DSC

Prof. Luiz Roberto Augusto Noro - PPGSCol

Coordenação: Prof. Dyego Leandro Bezerra Souza

Intervalo Almoço

Hora -14h às 15h30 – Mesa Redonda: Pesquisa e Extensão em Saúde Coletiva na UFRN

Expositores:

Doutorando Yan Nogueira Leite de Freitas

Professora Merces de Fátima dos Santos Silva - FACISA

Prof. Zenewton André da Silva Gama – PPGScol /PPG Quali Saúde

Coordenação: Profa. Maria Lúcia Azevedo – Escola de Saúde

Intervalo - 15h30 às15h45

15h45 às 17h30 – Debate: possibilidades de cooperação, agendas comuns e formatos institucionais.

Coordenação: Prof. Cipriano Maia de Vasconcelos– NESC/DSC

17h30 – Encaminhamentos e Encerramento.

Anexo: SEMINÁRIO DIVULGAÇAO.pdf